domingo, 19 de agosto de 2012

Pra ser sincero

Olha só! Amor agora tem hora e local marcado. Você não pode chegar assim, sem avisar e entrar sem bater. É Assim o amor imposto, amor dito moderno. Sinceramente, ainda não aprendi a viver num amor de imposições... Esses relacionamentos ditos modernos são tão estranhos quantos os casamentos arranjados de antigamente. Aqueles em que a mulher era obrigada a casar-se com alguém que não conhecia. Hoje em dia as mulheres, ou mesmo alguns homens, são obrigados a manterem uma relação sem expectativas, sem grandes planos, sem a chave da casa do outro. Onde o que vale mais é a liberdade espacial, a liberdade física, a liberdade material. A solidão declarada. “Não invada a minha intimidade, porque eu não permito.” “Quero viver SÓ!” Tenho pena desse povo pequeno de alma, desse povo dito moderno, auto-suficiente. Mas que na verdade, não passam de uns medrosos, sem generosidade suficiente para experiênciar o amor, a dor e a delícia de ser DOIS. Pronto falei. Esse tema necessário, surgiu depois de um papo com o meu amigo* A verdade é uma só: todo mundo ama, já amou, ou amará algum dia... O que pretendo com esse tema “sinceridade no amor”, ou melhor, “sinceridade na relação.” É exatamente, mexer com quem se diz auto-suficiente. Mas de maneira alguma, pretendo agredir ninguém. Só quero opiniões, conversas sobre o tema, dicas, relatos. O que você acha disso tudo? Você é AUTOSUFICIENTE, ou tem alguém assim do seu lado? Sabe o que eu acabei de pensar? Que um casal sem uma música de amor, é um casal sem trilha sonora. Um amor de medos, e desconfianças, é um amor do mal. Então pra que mal amar? Aproveite e mande a sua música tema de amor. Música que fez parte da sua vida em algum momento de amor... Aguardo vocês! Ah! já ia esquecendo. Fiquei muito em dúvida sobre o título desse tema. O Hugo Grativol me sugeriu alguns. Acho justo dividí-los com vocês. Posso até substituir o título, se preferirem... * Marquei minha hora com o amor; tic tac amor; Quantas horas sinceras até o amor?; Fora os títulos, ele me mandou alguns diálogos. “Fala o que você quer, que eu digo se aceito.” “Não se engane, mas por favor...não me engane também.” Na verdade, falta sinceridade. Obrigada pela ajuda Hugo!

14 comentários:

  1. Esse título me lembrou aquela música da Marisa Monte, de mesmo título do texto, que muito tem a ver com esse tema e que reflete a minha opinião: 'Prá ser sincero meu remédio é te amar, te amar...'.

    O remédio pra tudo é amar. Até pro medo do amor (:

    ResponderExcluir
  2. Gosto de uma frase que você escreveu pra tema: "pra que mal amar?"...
    Quanto ao conteúdo, o legal de amar é isso: se entregar, se jogar, se doar, se doer... Porque também dói às vezes, né? Regras não combinam (isso é coisa de mulherzinha!!). Aqueles amores de tirar o fôlego não têm disso (ou, pelo menos, não deveriam ter). Afinal, o que se há de contar ao final das "histórias de amor"?? Eu quero contar minhas histórias de amor sem vírgulas, sem "mas", sem porém... Acho que no amor vale tudo, tudo mesmo, menos se economizar! Se é recíproco, mergulha! Dou, não só as chaves de casa, mas a do coração! Alguém que já deixei entrar no meu coração há de cuidar bem da extensão de mim, que é meu lar. E pode chegar sem avisar, adoro surpresas românticas! rsrs

    ResponderExcluir
  3. Concordo, Jú. Acho que é por aí. Amar, até mesmo quando tiver medo de amar... amar.

    ResponderExcluir
  4. Adorei Marcela. "Alguém que já deixei entrar no meu coração há de cuidar bem da extensão de mim..."
    Esse assunto tem muito caldo, muito pano pra manga.

    ResponderExcluir
  5. Eu só me pretendi autossuficiente em dois momentos da vida: quando aprendi a limpar a bunda e quando não tinha ninguém a quem pudesse lançar o pedido de colo e acalanto. Duas ilusões. A nossa bunda sempre está suja, nunca a limpamos direito porque não vemos direito onde a sujeira está (é uma metáfora, ok?) e sempre há alguém pronto para nos dar o colo.

    As questões modernas são de outra natureza. Passam por saber se estamos prontos para o colo do alheio, se estamos dispostos a fechar os olhos para as coisas que nos incomodam, se há espaço para cultivar o carinho, se há vontade de abrir o core para o não-eu entrar e se fazer presente.

    E há um outro lado também. Será que somos bons para que alguém more no nosso lar? será que o nosso lar é um local para dois? Os animais quadrúpedes normalmente não reclamam da nossa flatulência, do bafo matinal, das cuecas freadas, da calcinha com corrimento, da TPM (masculina e feminina). Os quadrúpedes nos aceitam (ou melhor, os que nos aceitam) porque não lhes foi dada escolha de arrumar outro dono, são submissos e entregues à nossa intempérie, ao nosso mal-amar. O outro, aquele que tem a capacidade de dizer adeus, não precisa suportar isso.

    Às vezes, querida, quando alguém diz que o problema "é comigo" está apenas e simplesmente sendo sincero. Acredite.

    Relacionar-se nunca foi fácil. Não é para ser fácil. É algo que se rearranja diariamente com quem você quer bem pelo tempo que você quer bem a pessoa com quem você se arranja. Fazer um lar é mais que alugar e mobiliar um apê. Trazer alguém para a sua vida é mais que dizer um "vem!". Um charuto nunca é um charuto, Dr Freud, e dar um aceite ao outro é dizer que quer cuidar e ser cuidado, quer ver crescer e ser "crescido", educar e ser educado (no duplo sentido da palavra), respeitar e ser respeitado e todos os votos que o casal pretende mentir a si mesmo. E é acima de tudo, entender quando os votos são quebrados, entender o porquê da quebra, que é a única coisa certa nestes.

    As relações modernas são boas por absorver essas "problemáticas" todas e não propor uma "solucionática". Acho bom assim.

    ResponderExcluir
  6. Ufa! sabia que a sua resposta seria intensa. Também me meti a convidar um escritor intenso como o Zander... Concordo com a sinceridade "... o problema é comigo..." muitas vezes é mesmo. Concordo com as problemáticas de conviver, com a chatisse de ser questionado, ou dever explicações e etc, etc... E de fato não é facil relacionar-se. Mas não questionei a dificuldade, e sim a necessidade de ser sincero. Sei que entrei num campo minado levantando essa questão de: relação sincera, sentimento a flor da pele e tudo mais. Acho bacana conferir os pontos de cada um. E fico feliz de ter você aqui. beijo grande. Ah! esse tema me deu muitas ideias pro teatro... Lembra muito o seu texto tb.

    ResponderExcluir
  7. escrevi, apaguei e reescrevi... muitas vezes... concordo e discordo. só acho que onde há respeito, as outras coisas fluem, até o amor e tudo que vem de brinde com ele. Com certeza não existem regras, nem uma receita para que as coisas deem certo em um relacionamento. Ninguém é perfeito. E é tudo muito fácil, a gente é quem complica. E eu como a maioria dos piscianos, sou totalmente dependente de um colo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito é fundamental em qualquer relação. tem gente que não respeita o pai e nem a mãe. Imagina se vai respeitar o(a) parceiro(a)? ...
      Mas a minha resposta pra você vai ser com música e poesia.
      "O amor só é bom quando é pra dois. Eterno: é antes e depois. Agora não vou mais me enganar, não quero mais sofrer, não dá... se o seu desejo era me ver, se deu vontade de saber se estou feliz, até posso dizer que sim. Se o seu reinado acabou, chegou ao fim. Eu não nasci pra você, nem você pra mim..." Maria Rita
      Não se mate
      "Carlos, sossegue, o amor
      é isso que você está vendo:
      hoje beija, amanhã não beija,
      depois de amanhã é domingo
      e segunda-feira ninguém sabe
      o que será..."/ O Amor Bate na Aorta
      "...o amor, seja como for,
      é o amor.Meu bem, não chores,
      hoje tem filme de Carlito...
      Certos ácidos adoçam
      a boca murcha dos velhos
      e quando os dentes não mordem
      e quando os braços não prendem
      o amor faz uma cócega
      o amor desenha uma curva
      propõe uma geometria.
      Amor é bicho instruído.
      Olha: o amor pulou o muro
      o amor subiu na árvore
      em tempo de se estrepar.
      Pronto, o amor se estrepou.
      Daqui estou vendo o sangue
      que corre do corpo andrógino.
      Essa ferida, meu bem,
      às vezes não sara nunca
      às vezes sara amanhã.
      Daqui estou vendo o amor
      irritado, desapontado,
      mas também vejo outras coisas:
      vejo beijos que se beijam
      ouço mãos que se conversam
      e que viajam sem mapa.
      Vejo muitas outras coisas
      que não ouso compreender..." Carlos Drummond de Andrade

      Excluir
  8. Acho que independência e autosuficiência é igual infância, o ideal é passar por todas as fases sem pular nenhuma, para que depois não haja traumas. Tem o momento de tudo acontecer. Claro que nem sempre dá pra ter as rédeas de tudo na mão, mas se é importante pra pessoa não pular aquela fase, que assuma os sabores e disabores. A dificuldade e sinceridade estão muito próximas, hora uma é causa da outra, hora é resultado... Mas sou dos que acha que ser sincero é fundamental mesmo que seja difícil. E assumir que é muito difícil lidar com isso também é ser sincero, né... E deve ser mesmo! Digo isso porque ainda não experimentei ser autossuficiente nem ter vida a dois. Muito menos os dois juntos. Também concordo com o Zander no "...o problema é comigo", às vezes pode ser mesmo e isso afirma a individualidade que nós terráqueos estamos expostos. Mas assim como a individualidade, também sofremos ação da eterna mudança, em que podemos mudar coisas que sempre acreditamos para dar lugar à outras possibilidades. Acredito no amor por si só, sem necessidades. Sem rua, sem número, sem planta, sem poréns. Mas nada impede que ele possa querer comprar um imóvel no Feirão da Caixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi. Obrigada por dividir a sua opnião SINCERA com a gente aqui. Mas estamos falando sobre a sinceridade no amor, na relação. Não estamos falando do sentimento amor criar paradigmas e necessidades por si só.

      O Amor jamais teria uma rua, um número, chaves e muito menos condições de ser avaliado no feirão da caixa. O amor é mais do que isso tudo.

      Excluir
  9. http://www.casalsemvergonha.com.br/2012/08/22/fraturas-expostas-quando-a-gente-tem-medo-de-amar/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ‎*Essa é minha música dedicada ao meu namorado
      O que é o Amor Maria Rita
      Se perguntar o que é o amor pra mim
      Não sei responder
      Não sei explicar
      ...
      Mas sei que o amor nasceu dentro de mim
      Me fez renascer
      Me faz despertar

      Me disseram uma vez
      Que o danado do amor pode ser fatal
      Dor sem ter remédio pra curar
      Me disseram também
      Que o amor faz bem
      E que vence o mal
      E até hoje ninguém conseguiu definir
      O que é o amor

      Quando a gente ama brilha mais que o sol
      É muita luz
      É emoção
      O amor
      Quando a gente ama é o clarão do luar
      Que vem abençoar o nosso amor

      http://www.vagalume.com.br/maria-rita/o-que-e-o-amor.html#ixzz24Hz8cEIf

      Excluir
  10. Poderia falar sobre o fundamento racional da vida, poderia falar sobre o amor dos poetas românticos que nunca viveram uma paixão, poderia falar da razão do sexo e seu objetivo, falar da influência das telenovelas, da influência de Walt Disney. Mas não tenho muito tempo, enfim, vou resumir:

    "Melhor uma amizade colorida do que um amor em preto e branco"

    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Bem vinda Sra. Sinceridade! Que papo é esse de amizade colorida? O que eu penso é que tudo pode ser colorido, e até mesmo preto e branco. Mas tem que ser bom! E penso também que muita amizade colorida, perde o tom depois que virar "um relacionamento sério"
    Viva a sinceridade na amizade, e no amor de verdade!

    ResponderExcluir